Atividades

MEDITA

Melhorar os hábitos alimentares e combater a obesidade nos jovens das escolas secundárias, tendo por base o conceito de Dieta Mediterrânica são os principais objetivos do MEDITA. Um projeto educativo que apresenta como " cereja no topo do bolo" o jogo on line Ludus MED, uma APP gratuita que pode ser descarregada em smartphones Android.
Com escolhas alimentares baseadas no estilo de vida Mediterrânico, estamos a contribuir ativamente para muitos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS).

 

Contentores de histórias - catálogo da coleção

Contentores de tudo e para tudo, que perpassam os tempos e nunca são demais. Que não têm fronteiras e são ante os olhares atentos, contentores de historias. Foi este o exercício criativo da coleção que põe em colaboração três novos artesãos e três mestres através do pensamento renovador do design combinado matérias sustentáveis, criando novas soluções para as artes tradicionais e enaltecendo identidades locais.

O projeto 0339_GIT_EURO_AAA_2020 - Gabinete de Iniciativas Transfronteiriças Alentejo-Algarve-Andaluzia, onde esta iniciativa se insere, tem como beneficiários a junta Autónoma da Andaluzia, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo e é cofinanciado pelo Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020. Esta exposição pretende promover o espirito da Eurorregião Algarve-Alentejo-Andaluzia por via do artesanato, afirmando-o e divulgando-o como uma profissão de futuro. 

A Proactivetur, através da equipa do TASA, pôs em prática o projeto e ao longo de vários meses contactou com artesãos, técnicas tradicionais e a historia deste território, conduzindo um processo criativo centrado na colaboração artesão-designer. O resultado é uma coleção de contentores em que cada peça conta histórias: da resiliência de artesãos, da atualidade dos saberes artesanais e das identidades dos lugares. 

As peças feitas com palma, cana, vime, madeira e pele, recordam o caráter primordial dos contentores como utilitários intemporais, ao mesmo tempo que assumem e reabilitam tanto a singularidade dos materiais naturais com a nobreza das técnicas artesanais aplicadas. 

Conheça o catálogo da coleção aqui - Catálogo Digital

Promotor: CCDR Algarve - Financiado por: Programa INTERREG V - POCTEP - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER

Conceção e execução: Proactivetur - Projeto TASA

Designer de produto e direção criativa: Hugo da Silva 

Designer de comunicação: Joana Prudêncio

Coordenação e textos: Graça Palma

Fotografia: Bruno Rodrigues

Apoio à investigação: Susana Calado Martins

Artesãos: Algarve - José Rosa, Martinho Jacinto e Vanessa  Flórido. Alentejo - Vítor Caço. Andaluzia - Antonio Nuñez e Rogelio Moreno. 

Agradecimentos: a todos os artesãos pelas suas histórias e pelo empenho em colaborar, ao nosso mestre da palma Antonio Rodriguez (Pa Lucir el palmito), e à Monka Design Studio pelo apoio fundamental no trabalho com os artesãos de Ubrique.