Interreg NEXT MED lança primeiro convite para operações de cooperação no espaço mediterrânico

A autoridade de gestão do programa Interreg NEXT MED, financiado pela União Europeia, lançou o primeiro convite à apresentação de propostas, com um orçamento de 103,6 Milhões de Euros.

Este convite representa uma oportunidade única para financiar projetos de cooperação transnacional destinados a catalisar transformações positivas e a incentivar o desenvolvimento sustentável e inclusivo em toda a área do Mediterrâneo.

Com vista a tornar a região mais inteligente e mais competitiva, mais verde e resiliente às alterações climáticas, mais social e inclusiva, o convite centra-se em temas fundamentais para ambas as margens do Mediterrâneo como o reforço das capacidades de investigação e inovação, a promoção do crescimento das PME, o avanço de soluções de energias renováveis, reforçando medidas de adaptação às alterações climáticas, promovendo oportunidades educativas, garantindo o acesso a cuidados de saúde de qualidade e melhorando os processos de governação local, entre outros.

A cobertura geográfica do concurso estende-se a mais de 100 territórios de sete países da União Europeia e oito países parceiros, nomeadamente Chipre, Grécia, França, Itália, Malta, Portugal, Espanha e Argélia, Egipto, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Tunísia e Turquia.

Reconhecendo o valor acrescentado único do trabalho conjunto além-fronteiras para o desenvolvimento da região mediterrânica, cada projeto deve ser apresentado por uma parceria que represente um mínimo de três organizações de três países elegíveis diferentes, incluindo pelo menos um país parceiro mediterrânico. Um conjunto diversificado de partes interessadas, incluindo autoridades públicas nacionais e regionais, municípios, organizações sem fins lucrativos/da sociedade civil, universidades, organizações de investigação, empresas privadas e outras entidades relevantes podem participar no convite.

O prazo para apresentação de propostas de projetos é 28 de março de 2024 (13h, CET).

O pacote de candidaturas do convite à apresentação de propostas está disponível aqui. Todas as informações relacionadas com o Programa Interreg NEXT MED serão publicadas no website.

 

Poster com conteúdo similar à notícia